Alta da Selic e do dólar força empresas a rever investimentos e renegociar dívidas
As empresas brasileiras têm resedenhado planos, renegociado dívidas e contido investimentos com a alta dos juros e do dólar. Embora as companhias do mundo todo tenham enfrentado um ambiente de negócios com custos de financiamento mais elevados, as empresas brasileiras vivem um fardo especialmente pesado, atingidas por uma das taxas de juros mais elevadas do mundo depois de sobreviverem à pandemia com pouca ajuda do governo.
MME publica passo a passo para empresas enquadrarem projetos e emitirem debêntures isentas
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou um passo a passo para as companhias de geração de energia por fonte renovável e de minigeração distribuída enquadrarem seus projetos para a emissão de debêntures com incentivo fiscal. A medida foi vista por advogados como uma primeira iniciativa para destravar as emissões de debêntures de infraestrutura e incentivadas por empresas do setor.
Ministério dos Transportes vai discutir com mercado portaria sobre nova debênture de infraestrutura
O Ministério dos Transportes vai abrir na próxima semana uma consulta pública para discutir com o mercado as regras para as emissões de debêntures de infraestrutura pelo setor, no primeiro passo concreto para colocar no mercado esses papéis, cuja criação foi sancionada neste ano.
Novas regras devem provocar corrida por emissões de debêntures incentivadas
As restrições previstas no decreto que detalha as regras das novas debêntures de infraestrutura, cujo benefício fiscal é destinado aos emissores, e das incentivadas com isenção de Imposto de Renda (IR) ao investidor pessoa física vão levar a uma espécie de corrida por novas operações.
Regra do CMN mira ‘CRIs de aluguel’ e restringe lastro de emissões incentivadas
O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou, após reunião extraordinária, uma série de limitações para emissões de títulos incentivados. As medidas, entre outras coisas, restringem o tipo de lastro que pode ser usado em certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e do agronegócio (CRA) e letras de recebíveis imobiliários (LCI).