Secretaria do Trabalho altera a NR-31 sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

A NR 31 tem por objetivo estabelecer regras que compatibilizem o planejamento e o desenvolvimento das atividades do setor com a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural.

As alterações da NR 31 ocorreram no bojo de um processo de simplificação e desburocratização das normas regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho. De 23 capítulos a norma passou a ter 17 capítulos. Tanto quanto possível houve uma harmonização com as normas urbanas, como por exemplo no que concerne à constituição de CIPAs e ao trabalho em altura.

 A NR  instituiu o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (“PGRTR”), em substituição ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (“PPRA”) e ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (“PCMSO”), e tornou mais simples e menos custosa a estruturação desse  programa para o  empregador rural e equiparados que possuírem até 50 empregados, dispondo que haverá uma ferramenta online a ser disponibilizada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para esse fim.

Para atividades itinerantes não haverá necessidade de áreas de vivência, desde que seja garantido ao trabalhador, por qualquer meio de deslocamento, o acesso a instalações sanitárias e locais para refeição. A NR 31 traz maior segurança jurídica ainda, ao estabelecer que o transporte de cargas dentro da área interna da propriedade rural deverá observar os limites operacionais indicados pelo fabricante, quanto às restrições do veículo, reboque e semirreboque,  retirando a subjetividade da redação anterior que não estabelecia limites operacionais objetivos e gerava interpretações diversas.

Ouras atualizações poderão ser conferidas na íntegra da Portaria no link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-22.677-de-22-de-outubro-de-2020-285009351

A Portaria entra em vigor um ano após a data de sua publicação (ocorrida em 27/10/2020).

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência