Governo Federal publica Decreto que amplia o rol de setores considerados prioritários na área de infraestrutura para fins do disposto no artigo 2º da lei 12.431/11

Em 25 de abril de 2023, o Governo Federal assinou o Decreto nº 11.498 (publicado no DOU em 26 de abril de 2023) (“Decreto 11.498”), o qual ampliou o rol dos setores cujos projetos de investimentos podem ser considerados prioritários para fins do disposto no artigo 2º da Lei 12.431. Importante destacar que, nesses casos, o benefício fiscal valerá apenas a partir de 1º de janeiro de 2024 e o valor captado pelos valores mobiliários ficará limitado à despesa de capital prevista para o projeto, excluídas as despesas financeiras. Os seguintes setores foram incluídos:

(a) Educação

(b) Saúde

(c) Segurança Pública e Sistema Prisional

(d) Parques Urbanos e Unidades de Conservação

(e) Equipamentos Culturais e Esportivos

(f) Habilitação Social e Requalificação Urbana

De acordo com o Decreto nº 8.874, de 11 de outubro de 2016, os projetos que proporcionam benefícios ambientais ou sociais relevantes também são considerados como prioritários e podem usufruir do benefício fiscal supramencionado. O Decreto 11.498 incluiu no rol de projetos que proporcionam benefícios ambientais ou sociais relevantes, (i) os projetos desenvolvidos nos setores indicados acima; e (ii) os projetos realizados em aglomerados subnormais ou áreas urbanas isoladas, por serem considerados de benefícios sociais, de acordo com a definição estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Ainda, foi outorgado ao Ministro de Estado da Fazenda  a competência para estabelecer o valor máximo anual para a emissão dos valores mobiliários a que se refere o art. 2º da Lei 12.431, sendo que o volume máximo anual poderá ser estabelecido para um ou mais setores.

Por fim, caberá ao Ministério setorial responsável pela emissão de cada portaria estabelecer o valor máximo permitido para captação mediante a emissão dos valores mobiliários a que se refere o art. 2º da Lei 12.431.

Acesse aqui o Decreto 11.498.

Para mais esclarecimentos e oportunidades de investimentos, favor contatar nossos times de Mercado de Capitais e Infraestrutura e
Project Finance

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência