IGAM publica Portaria nº 44/2022, que regra o credenciamento de pessoas habilitadas a prestar serviços relacionados às barragens de usos múltiplos no âmbito da PNSB

​A norma publicada visa à regulamentação do Art. 18-B da Lei nº 12.334/2010, que dispõe que os órgãos fiscalizadores das barragens abrangidas pela PNSB devem criar sistema de credenciamento de pessoas físicas e jurídicas habilitadas a atestar a segurança da barragem, incluída a certificação.

Conforme disposto na Portaria, o processo de credenciamento  será realizado pelo SEI, poderá ser pleiteado a qualquer momento pelo interessado, o qual deverá apresentar os documentos elencados no Art. 2º da norma, quais sejam:

  1. Formulário, declaração de inexistência de fatos impeditivos e termo de responsabilidade, respectivamente disponibilizados nos Anexos I, II e III da Portaria;

  2. RG e CPF;

  3. Currículo;

  4. Certidões de registro e quitação, de atribuição profissional, e de acervo técnico, emitidas pelo CREA/MG; e

  5. Comprovante de endereço;

De acordo com o disposto no Anexo II, são considerados impeditivos para o credenciamento: a) possuir quaisquer impedimentos para exercício das atividades sob o registro profissional no Crea/Confea; b) falsidade na prestação das informações no âmbito do credenciamento; c) Fazer parte do quadro geral de servidores ativos ou contratados da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam do Instituto Mineiro das Águas – Igam ou do Instituto Estadual de Florestas – IEF.

Já no caso de pessoas jurídicas, a norma também exige apresentação de quadro técnico e de responsáveis técnicos, sendo que os profissionais vinculados às pessoas jurídicas também deverão se credenciar individualmente junto ao IGAM.

As decisões a respeito do credenciamento, de competência do Diretor de Operações e Eventos Críticos, serão objeto de notificação ao requerente no prazo de 90 dias,   cabendo recurso dirigido ao Diretor Geral do IGAM, nos termos do disposto nos termos dos artigos 51 a 58-A da Lei Estadual nº 14.184/2002. Caso constatada a insuficiência de documentos, o requerente será considerado automaticamente inabilitado, devendo entrar com novo pedido de credenciamento ao órgão.

A vigência do credenciamento, por sua vez, será de 3 anos, período em que o titular ficará vinculado às obrigações de prestação adequada de serviços e informações, além das respectivas responsabilizações. O profissional poderá ser descredenciado pelo IGAM a qualquer momento em caso de (i) descumprimento de regras, normas e termos de referência vigentes em Minas Gerais; (ii) inabilitação pelo CREA/MG; (iii) verificação de questões impeditivas que comprometam a atuação do profissional ou atentem contra sua idoneidade; (iv) razões de conveniência e de interesse público decorrentes de fatos supervenientes, devidamente comprovados, pertinentes e suficientes para justificar o descredenciamento.  Cabe ressaltar que a norma não cuidou de definir quais seriam os critérios a serem considerados na referida análise de pertinência e suficiência, o que pode conferir ao órgão discricionariedade para decidir quanto ao descredenciamento nestes casos.

Nos casos em que o profissional já for cadastrado pela Fundação Estadual de Meio Ambiental (FEAM), a norma prevê procedimento simplificado, podendo o interessado  pleitear a convalidação do credenciamento no IGAM com a apresentação do formulário, documentos e declarações relacionados nos incisos I, IV e V do Art. 2º da norma, e de documento da FEAM  que ateste o credenciamento. 

Por fim, a listagem das pessoas físicas e jurídicas credenciadas será atualizada mensalmente e disponibilizada no sítio eletrônico do IGAM para acesso ao público.

A portaria entra em vigor 90 dias após sua publicação, de modo que passará a valer em 06/03/2023.

As Equipes de Direito Minerário e Direito Ambiental do Cescon Barrieu se colocam à disposição para prestar eventuais esclarecimentos acerca da nova Portaria.

Para verificar na íntegra o conteúdo das normas mencionadas nesse Informa, acesse os links abaixo:

Portaria IGAM nº 44/2022

Política Nacional de Segurança de Barragens

Lei Estadual nº 14.184/2002

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência