Destacamos:
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A crescente utilização da plataforma Consumidor.gov.br para solução de conflitos (mediação empresa – consumidor):
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Em 2021, 183 novas empresas cadastraram-se na plataforma
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Foi criada uma categoria de problemas específicos relacionados a dados pessoais e privacidade (LGPD)
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Em comparação com 2020, alguns segmentos sofreram menos reclamações (operadoras de telecomunicações e comércio eletrônico), enquanto outros sofreram mais reclamações (empresas de pagamento eletrônico e seguros, capitalização e previdência)
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O índice médio de solução foi de 78,4%, com prazo médio de resposta de 7 dias
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A maior parte das reclamações refere-se a cobrança, seguida da oferta e do atendimento ao consumidor (SAC)
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A implantação do sistema ProConsumidor para reclamações do consumidor feitas aos órgãos de defesa (como Procons e Defensorias Públicas), bem como acompanhamento dos processos de forma mais célere e efetiva.
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A divulgação das 50 (cinquenta) empresas mais demandadas nos Procons em 2021, com destaque para instituições financeiras e empresas de telefonia.
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A quantidade de campanhas de recalls, que quase dobrou nos últimos 10 anos, sendo essa uma importante ferramenta de controle de riscos aos consumidores.
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O aumento significativo das multas aplicadas em processos sancionatórios no âmbito da Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON.
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A participação das empresas cadastradas no Consumidor.gov.br no Projeto Capacitação, com objetivo de melhorar os processos de atendimento ao consumidor.
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