O Ministério de Minas e Energia lançou duas Consultas Públicas a respeito da utilização da inspeção acreditada de empreendimentos de mineração.

As consultas se referem à Acreditação em Processos de Outorga de Direitos Minerários e ao Reconhecimento de Certificações Baseadas em Padrões.

As contribuições podem ser realizadas por meio da Plataforma Participa + Brasil durante o período de 01/11/2023 a 22/01/2024.

A Inspeção Acreditada é a verificação, por um organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, da conformidade de documentos, processos e instalações em relação a normas e a procedimentos previamente estabelecidos, podendo emitir um certificado de conformidade.

Na consulta pública direcionada à Acreditação em Processos de Outorga de Direitos Minerários, pretende-se investigar o uso da inspeção acreditada como meio para se oferecer maior segurança e eficiência ao processo de obtenção de direitos minerários. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a participação de entidades acreditadas pelo Inmetro, ao proporcionar maior eficiência e confiabilidade das informações recebidas pela ANM, pode permitir a realocação de recursos humanos escassos para atividades de valor ainda maior. A intenção é que o modelo impulsione novos investimentos, ao oferecer um ambiente de análise e decisão transparente, ágil e previsível.

Já na pesquisa referente ao Reconhecimento de Certificações Baseadas em Padrões, pretende-se investigar como o reconhecimento de certificações ancoradas em inspeções acreditadas pode ser de interesse do setor e de autoridades públicas.

A aplicação de inspeção certificada pode ser aplicada no reconhecimento e validação de padrões, o que, por sua vez, facilita a emissão de certificados de conformidade. Dessa maneira, o MME vê, neste instrumento, potencial significativo para fomentar a implementação e adesão a sistemas de certificação que se baseiam em padrões técnicos rigorosos.

Esses sistemas têm o objetivo de promover as melhores práticas em termos ambientais, sociais e de governança corporativa. Por exemplo, uma certificação que ateste que determinado minério foi extraído em conformidade com as regulamentações ambientais estabelecidas poderia, segundo a entidade, não apenas agregar valor comercial ao produto para os compradores, mas também atender ao interesse público ao garantir o cumprimento de práticas sustentáveis e responsáveis.

Seguem os links para direcionamento às consultas: Acreditação em Processos de Outorga de Direitos Minerários e Reconhecimento de Certificações Baseadas em Padrões.

A Equipe de Direito Minerário do Cescon Barrieu se coloca à disposição para prestar esclarecimentos sobre o tema.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

O Cescon Barrieu alerta que todas as suas comunicações oficiais são realizadas exclusivamente por e-mails corporativos com o domínio @cesconbarrieu.com.br. Caso receba tentativas de contato em nome do escritório por WhatsApp ou via e-mail de um domínio diferente, seja para negociação, solicitação de informações ou envio de boletos, ignore a mensagem

Centro de Inteligência