RDC 823/2023 institui projeto piloto de avaliação otimizada da ANVISA

A RDC nº 823, de 19 de outubro de 2023, busca definir as diretrizes gerais do projeto de implementação para acelerar a conclusão de avaliação de petições de registros e de modificações pós-registro de medicamentos através da conferência reduzida de documentos.

Estão sujeitos à avaliação otimizada os Centros de Equivalência Terapêutica, as empresas detentoras de registro e as empresas responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento e fabricação de medicamentos, bem como as empresas que pleiteiam a comercialização de medicamentos no território nacional.

Para que seja possível o enquadramento no processo otimizado de avaliação, as informações devem ter sido consideradas já avaliadas e consideradas satisfatória durante uma Inspeção de Pré-Qualificação (IPQ) – quando a Anvisa verifica se o Centro de Equivalência Farmacêutica ou empresa é capaz de cumprir de forma consistente os regulamentos sanitários que tratam dos requisitos para registro e modificações pós-registro de medicamentos – ou, conforme já publicado em um Guia Produto-Específico (documento público com considerações específicas para a avaliação otimizada baseada em risco de petições de registro e pós-registro de medicamentos).

Vale destacar que a possibilidade de enquadramento na avaliação otimizada não afasta a possibilidade de a Anvisa proceder com a avaliação ordinária, a qualquer tempo, da documentação enviada.

A Resolução entra em vigor em 1º de novembro de 2023 e vigorará até 31 de dezembro de 2026.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência