Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região editou a Portaria CR Nº 6/2021 que institui projeto piloto para cadastro de pessoas jurídicas

​O projeto piloto tem o objetivo de estender o tratamento de “Procuradoria” às pessoas de direito privado (com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte) para promover comunicações processuais destinadas à notificação, citação e intimação diretamente pelo sistema do PJe, compatibilizando a celeridade processual com a redução dos custos da intimação inicial atualmente feita por meio dos Correios.

Esta funcionalidade já constava da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (artigo 66), que disciplina a sistemática das regras procedimentais a serem observadas no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus de jurisdição, e vem sendo implementada no âmbito dos Tribunais Regionais gradativamente.

Esta Portaria trata especificamente das comunicações processuais expedidas pelo TRT-2 e direcionadas ao Banco Itaú Unibanco S.A., que a partir de 12 de agosto de 2021 passaram a ser realizadas via sistema PJe, em nome do “Procurador Gestor” cadastrado para representar juridicamente o Banco Itaú e serão consideradas pessoais para todos os efeitos legais.

Os advogados que representam juridicamente o Banco Itaú poderão ser cadastrados pelo “Procurador Gestor” para o fim específico de recebimento das comunicações destinadas ao banco, sendo proibida a inclusão de pessoa que não possua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.

Como a Portaria refere-se exclusivamente ao Banco Itaú, a eventual integração de outras pessoas jurídicas de direito privado ao projeto piloto de que trata a Portaria deverá ser divulgada em comunicado específico.

Por enquanto, o cadastro a que se refere a Portaria não se aplica ao sistema PJe do 2º Grau, limitando-se ao sistema PJe do 1º Grau.

A Portaria entrou em vigor na data de sua publicação (06/08/2021).

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência