ANATEL abre Consulta Pública sobre a agenda regulatória para o biênio 2025-2026

​Com a proximidade do biênio 2023-2024, a Agência Nacional de Telecomunicações (“Anatel“) publicou para contribuições, por meio da Consulta Pública n.º 46, de 11 de setembro de 2024 (“Consulta Pública n.º 46/2024“), a minuta da proposta de Agenda Regulatória para o biênio 2025-2026.

Dentre as principais ações propostas para o próximo biênio, destacam-se:

  • Reavaliação da regulamentação sobre roaming, especificamente no que tange ao atendimento às rodovias e aos compromissos de investimento estabelecidos em Editais de Licitação

O debate acerca da regulamentação sobre roaming consta da atual Agenda Regulatória com previsão para finalização em 2026. A reavaliação da regulamentação objetiva endereçar aspectos referentes ao atendimento às rodovias e à abertura de roaming em municípios e localidades onde há compromissos de investimento editalício designado a apenas uma prestadora de Serviço Móvel Pessoal (“SMP“).

  • Reavaliação da regulamentação à luz da possibilidade de uso de Inteligência Artificial ao longo da cadeia de prestação de serviços de telecomunicações
    A Anatel pretende avaliar se a regulamentação atual do setor de telecomunicações impõe barreiras desnecessárias ao uso da Inteligência Artificial. De acordo com a área técnica da Agência, o objetivo da normatização é focar especialmente nos riscos associados ao uso das aplicações de IA na oferta da conectividade, bem como alinhar o setor de telecomunicações às principais recomendações internacionais atinentes à adoção responsável da IA.

  • Reavaliação da regulamentação de mercados relevantes (“PGMC“) e do Regulamento de Uso do Espectro (“RUE“)
    A Anatel pretende incluir, dentre as ações para o biênio, a reavaliação do PGMC e do RUE, temas já em debate na Agência. A revisão dos mercados relevantes e das medidas regulatórias assimétricas é medida mandatória a cada quatro anos, conforme art. 13, §2º do PGMC. A análise proposta pela Agência inclui a reavaliação do mercado relevante de distribuição de pacotes ou conteúdos audiovisuais e a reavaliação da regulamentação sobre Exploração Industrial de Linha Dedicada (“EILD“).

  • Reavaliação do regulamento de avaliação de conformidade e de homologação de produtos para telecomunicações
    O tema, constante na atual Agenda Regulatória do biênio 2023-2024, tem como escopo, especialmente, atualização e reavaliação acerca das regras sobre (i) marcação segundo novas orientações da Organização Mundial do Comércio (OMC); (ii) suspensão e cancelamento em razão de lacunas na atual norma; (iii) irregularidades e sancionamento; (iv) cooperação técnica entre a Anatel, o INMETRO e os órgão de fiscalização de fronteira; e (v) cessão e transferência dos direitos decorrentes da homologação e a responsabilidade dos agentes envolvidos.

  • Elaboração do novo Regimento Interno da Anatel

A Anatel propõe a inclusão dos debates acerca de um novo Regimento Interno para que haja deliberação acerca de inovações no normativo que visem tornar os procedimentos mais ágeis e beneficiar todos os agentes envolvidos no setor de telecomunicações, refletindo a nova realidade tecnológica que se deu após o advento da pandemia de COVID-19.

A Consulta Pública n.º 46/2024 está aberta a contribuições até 28 de outubro de 2024 no Sistema Participa Anatel.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência