Rotulagem de alimentos industrializados – Novas Regras

Para os novos produtos, fabricados a partir de 09 de outubro de 2022, já deverão observar as novas regras a partir da sua produção. Para os produtos já em circulação, a adaptação poderá ser feita progressivamente: (i) alimentos em geral deverão estar adequados à nova rotulagem até 09 de outubro de 2023; (ii) alimentos artesanais deverão estar adequados à nova rotulagem até 09 de outubro de 2024; e (iii) bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis deverão estar adequadas à nova rotulagem até 09 de outubro de 2025. 

Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim do seu prazo de validade. 

Dentre as principais alterações, destacamos: 

(i) Formatação padronizada da tabela nutricional (IN 75/2020 – Anexo IX): a IN 75/2020 referencia cinco modelos que poderão ser escolhidos pelas empresas. Em todas elas, a tabela deverá ter fundo branco e letras na cor preta e deverá ficar localizada próxima à listagem de ingredientes, em superfície de fácil exposição e visualização no rótulo. 

(ii) Parametrização das informações da tabela nutricional (art. 5º e 8º da RDC 429/2020 e Anexos II e IV da IN 75/2020): nas novas regras as informações: (a) o valor nutricional ou energético deve ser informado em relação a porções de 100g ou 100ml; (b) deve constar informações distintas entre a quantidade de açúcar total (natural) e adicional (acrescido por substâncias externas); e (c) o valor diário de referência dos nutrientes e componentes, deverão seguir um padrão de referência. Tudo isso busca garantir uma padronização dos rótulos em geral, permitindo a informação e interpretação adequada pelo consumidor final. 

(iii) Rotulagem nutricional frontal (art. 18 da RDC 429/2020): os produtos que tenham quantidades de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio iguais ou superiores aos limites definidos no Anexo XV da IN 75/2020, deverão ter declaração nutricional frontal em seus rótulos indicando de forma clara e expressa “alto em açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio”, conforme cada caso.  

Nosso time de Regulatório está acompanhando as atualizações do setor e está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência