Evento no Rio de Janeiro aborda os desafios fiscais e aduaneiros do descomissionamento 

O descomissionamento de ativos offshore representa um mercado bilionário — com investimentos anuais projetados somando mais de R$ 64 bilhões entre 2024 e 2028, segundo o Painel de Descomissionamento da ANP — e envolve desafios que vão além da engenharia e da logística.  

No campo fiscal e aduaneiro, as empresas ainda enfrentam incertezas na aplicação de regimes aduaneiros especiais – como o Repetro – para a admissão de embarcações e equipamentos utilizados no descomissionamento de campos de petróleo, além de terem dificuldades para recuperar créditos fiscais sobre despesas incorridas ao final da vida útil dos ativos. É necessário avançar com as discussões e projetos normativos para conferir maior segurança jurídica ao setor. O Brasil é líder no número de operação de FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) e deveria adotar políticas fiscais que estimulem a remoção segura e ambientalmente responsável dessas unidades ao final de sua vida útil no país. 

Pensando nisso, na última terça-feira (12/08), promovemos, no nosso escritório do Rio de Janeiro, o evento “Descomissionamento: Desafios Fiscais e Aduaneiros”, reunindo nossos sócios Rodrigo Bevilaqua, Rafael Baleroni e André Melo com Bruno Fonti (Upstream Tax Manager da Petrobras), para debater o tema e compartilhar perspectivas práticas e jurídicas.  

Confira as fotos:

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133