FOLHA | Problema fiscal ajuda governo a evitar novas derrotas no Judiciário em ações tributárias 

A discussão sobre a incidência de tributos sobre tributos continua sendo o principal risco fiscal para a União no Judiciário. As chamadas “teses filhotes” enfrentam resistência nos tribunais, com o argumento do impacto orçamentário sensibilizando o STF. A lista de riscos fiscais aponta perdas possíveis de R$ 759 bilhões em discussões tributárias, sendo que quase 30% referem-se à incidência de tributos sobre tributos.  

Nossos sócios de Tributário, André Melo, Maurício Barros e Rodrigo Bevilaqua, comentaram sobre o tema em matéria publicada na Folha de S.Paulo. André Melo destaca que a tese do século pode ter sido a última grande vitória dos contribuintes, dado seu impacto fiscal significativo. Rodrigo Bevilaqua observa que o não julgamento de casos pendentes pode ser estratégico diante da preocupação do Supremo com questões fiscais. Maurício Barros alerta que, apesar dos avanços da reforma tributária, o período de transição (2026-2032) não está blindado contra novos litígios, especialmente quanto à inclusão da CBS e do IBS nas bases de ISS e ICMS. 

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133