JOTA | Pejotização e vínculos atípicos: desafios do trabalho digital no Brasil

O Supremo Tribunal Federal debate dois temas cruciais sobre o futuro do trabalho no Brasil: o reconhecimento de vínculo empregatício entre motoristas e plataformas digitais e a legalidade da pejotização. Os julgamentos confrontam argumentos sobre subordinação algorítmica e proteção social versus autonomia profissional e liberdade econômica, exigindo respostas jurídicas que equilibrem direitos fundamentais dos trabalhadores com a viabilidade dos novos modelos de negócio em um cenário de transformação digital.

Marília Ravazzi, nossa sócia Trabalhista, analisa em artigo publicado no JOTA como o STF enfrenta o desafio de compatibilizar proteção social e inovação tecnológica. O artigo destaca que a solução eficiente exige alinhamento entre Judiciário e Legislativo, mencionando o PLP 12/2024, que propõe a criação da categoria “trabalhador autônomo por plataforma”.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133