VALOR ECONÔMICO | Entenda o projeto de lei que aumenta os deveres dos “influencers”

O PL 5990/2025 estabelece regras para influenciadores divulgarem conteúdos sobre temas sensíveis como saúde e finanças, exigindo qualificação técnica comprovada, transparência sobre patrocínios e informação clara sobre riscos ao consumidor. O projeto prevê sanções que vão de advertência a suspensão de conta por até 90 dias e multas de até R$ 50 mil, sem prejuízo de responsabilização civil.

Nossa sócia Julia Pazos, de Propriedade Intelectual, Inovação e Tecnologia, analisa, em matéria publicada no Valor Econômico, a constitucionalidade do PL em relação à liberdade de expressão, alertando que expressões como “conhecimento especializado” podem gerar indeterminação na aplicação da lei. A advogada destaca ainda a importância de marcas, influenciadores e plataformas anteciparem adequações, como due diligence, cláusulas contratuais de compliance e criação de fluxos de checagem de conteúdo.

Para aprofundar o tema, nossos especialistas produziram um material completo com mais detalhes sobre o tema.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133