Dispensa de escritura pública para alienação fiduciária em garantia de imóvel

​O Supremo Tribunal Federal (“STF”), ao julgar o Mandado de Segurança nº 39.930, e a Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo (“CGJSP”), por meio do Comunicado CG nº 959/2024, analisaram recentemente o uso de instrumentos particulares de alienação fiduciária imobiliária por parte de entidades fora do Sistema Financeiro Imobiliário (“SFI”) e do Sistema Financeiro da Habitação (“SFH”). Ambas as decisões concluíram que a exigência de escritura pública é descabida e pode aumentar custos, burocracias, desestimular a concorrência e dificultar o acesso ao financiamento imobiliário.

Em decisão semelhante, o Conselho Nacional de Justiça (“CNJ”) já havia concedido liminar favorável à utilização de instrumentos particulares de garantia fiduciária, em operações realizadas fora do SFI e SFH, com o objetivo de flexibilizar contratações e reduzir barreiras que possam dificultar o acesso ao crédito. A fundamentação legal vem do artigo 38 da Lei nº 9.514/1997, que autoriza a alienação fiduciária por pessoas físicas e jurídicas, sem impor limitações específicas ao SFI ou SFH.

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, destacou que a Lei nº 9.514/1997 não restringe o uso de contratos particulares, com efeitos de escritura pública, para formalizar a alienação fiduciária. Além disso, a CGJSP suspendeu as mudanças previstas no Provimento CG nº 21/2024, que tratam da obrigatoriedade de escritura pública, até nova decisão judicial definitiva sobre o assunto.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência