Reestabelecimento do Fundo Amazônia

​O Decreto nº 11.368/2023 reinclui artigos essenciais para a instrumentalização do Fundo Amazonia ao Decreto nº 6.527/2008 (dispõe sobre o estabelecimento do Fundo Amazônia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES), que haviam sido revogados entre 2019 e 2020 (Decretos nº 10.144/2019 e nº 10.223/2020, que revogaram centenas de Conselhos Federais).

Os artigos em questão tratam de:

(i) Procedimento de captação de doações;

(ii) Competência do Comitê Técnico – CTFA e suas atribuições relacionadas à validação da Emissões de Carbono Oriundas de Desmatamento (“ED”);

(iii) Estruturação e competência do Comitê Orientador – COFA, o qual é competente para determinar diretrizes e critério de aplicação de recursos do Fundo;

(iv) Forma de participação do COFA no processo de captação de recursos; e

(v) Obrigatoriedade do BNDES em apresentar ao COFA, para sua aprovação, informações semestrais sobre a aplicação dos recursos e relatório anual do Fundo Amazônia.

Os mencionados Comitês (CTFA e COFA) são essenciais para viabilizar a gestão do Fundo Amazônia, que é considerado uma iniciativa pioneira no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas. Com suas desconstituições entre 2019 e 2020, o Fundo foi inviabilizado e mais de R$ 3 bilhões ficaram parados para a destinação de novos projetos.

Portanto, a reinstituição desses Comitês representa a efetiva reativação do fundo, demonstrando o compromisso e ambição do país em adotar medidas efetivas de combate ao desmatamento. Com essa nova mudança normativa, os governos da Alemanha e Noruega, principais doadores do fundo, já sinalizaram que pretendem realizar novos aportes – o que incentivará novos projetos.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência