Ministério de Minas e Energia lança Chamada Pública para seleção de Hubs de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono

​Como parte de sua estratégia para a descarbonização da indústria, o Ministério de Minas e Energia (“MME”) lançou recentemente uma Chamada Pública que visa identificar propostas inovadoras para o desenvolvimento de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono em escala comercial no Brasil. Esta iniciativa faz parte do Plano Nacional de Hidrogênio (“PNH2”), com o objetivo de consolidar, até 2035, polos estratégicos que integrem produção, armazenagem, transporte e consumo de hidrogênio, catalisando a transição energética e o desenvolvimento de uma economia verde.

As propostas selecionadas poderão ser incluídas na submissão do Brasil ao Climate Investment Funds – Industry Decarbonization (“CIF-ID”), programa internacional que tem como objetivo o financiamento de iniciativas de descarbonização em países em desenvolvimento. Os projetos escolhidos poderão se candidatar a receber parte dos US$ 125 a 250 milhões destinados pelo CIF-ID ao Brasil.

Elegibilidade

As propostas de hubs energético-industriais deverão obrigatoriamente contemplar:

  1. Produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono, incluindo processos de biomassa, etanol, biometano e gás natural com captura e armazenamento de carbono (CCS), bem como exploração de hidrogênio natural.

  1. Uso de hidrogênio como insumo para atividades industriais, com aplicações em setores como aço, cimento, fertilizantes, celulose e vidro.

A participação está aberta a empresas constituídas sob as leis brasileiras, podendo apresentar propostas isoladamente ou em consórcios. O Termo de Manifestação da Chamada Pública destaca ser considerado de forma positiva a submissão de propostas por parte de consórcios que integrem fornecedores de insumos e tecnologias e demandantes do produto final.

Além disso, para serem elegíveis, os projetos devem demonstrar nível de preparação tecnológica (TRL) igual ou superior a 7, viabilidade operacional até o término de 2035 e capacidade de acesso a financiamento, bem como apontar boas práticas da indústria na regulação e socioambientais.

Envio das Propostas

As propostas devem ser enviadas até às 23h59 do dia 2 de novembro de 2024, por meio do formulário on-line disponível no site do MME. A confirmação da inscrição será dada com a submissão do formulário.

Análise e Seleção

As propostas serão avaliadas pela equipe do MME, com apoio do Brazil-UK Hydrogen Hub (HUB H2) e da UNIDO, além de órgãos governamentais e parceiros internacionais. Dentre outros, a análise levará em conta aspectos como:

  • Projeções da quantidade anual de hidrogênio e/ou derivados produzida;

  • Custo nivelado de produção e a estimativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE);

  • Consumo energético, incluindo a conectividade com redes;

  • Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação associados ao hub (PD&I);

  • Infraestrutura necessária e licenças;

  • Métodos para monitoramento, reporte e verificação de emissões de GEE;

  • Impacto social e ambiental positivo, incluindo o potencial para gerar mudanças transformadoras no setor e contribuir para uma transição justa e inclusiva para trabalhadores e comunidades.

Cronograma

Lançamento da chamada pública: 3 de outubro de 2024
Prazo final para envio das propostas: 2 de novembro de 2024
Divulgação dos resultados: 6 de dezembro de 2024

Bibliografia:

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Chamada Pública de Hubs de Hidrogênio. Clique aqui

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência