Prazo legal para o georreferenciamento de imóveis rurais é prorrogado até 2029

Foi publicado, em 21 de outubro de 2025, o Decreto nº 12.689, que prorroga para 21 de outubro de 2029 o prazo legal máximo para a obrigatoriedade do georreferenciamento de imóveis rurais. Até lá, a apresentação de planta e de memorial descritivo georreferenciado, com certificação prévia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (“INCRA”), devidamente averbado na respectiva matrícula cartorária do imóvel rural, deixa de ser uma exigência legal para o seu desmembramento, parcelamento, remembramento e transferência de propriedade, no Brasil, independentemente da área total do imóvel rural.

O antigo Decreto nº 4.449/2002 previa prazos escalonados para a conclusão do georreferenciamento, de acordo com o tamanho de cada imóvel rural. Por exemplo, imóveis rurais com área igual ou superior a 250 hectares já estavam obrigados ao georreferenciamento desde 2012. Com o novo Decreto 12.689/25, o prazo legal passa a ser único, aplicando-se a todos os imóveis rurais, sem distinção de tamanho.

O georreferenciamento é um levantamento técnico que define com precisão os limites e confrontações do imóvel rural, com base nas coordenadas geodésicas de latitude e longitude, obtidas por meio de tecnologias de posicionamento global, conforme os padrões técnicos estabelecidos, geridos e fiscalizados pelo INCRA.

Além de garantir maior exatidão das informações cadastrais e registrais dos imóveis rurais no Brasil, o procedimento contribui para uma gestão territorial mais transparente, formulação de políticas públicas mais embasadas, fortalecimento da regularização fundiária, proteção do meio ambiente e aumento da segurança jurídica nas transações envolvendo imóveis rurais no Brasil.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133