Súmula 308 não protege comprador em alienação fiduciária, diz STJ

A Súmula 308 dispõe que a hipoteca firmada entre a construtora/incorporadora e o agente financeiro, antes ou depois da promessa de compra e venda de terreno, em garantia do financiamento à produção/construção de empreendimento imobiliário, não tem eficácia contra quem adquire as unidades do referido empreendimento. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”), ao analisar o REsp 2130141, decidiu que a Súmula 308 não pode ser aplicada por analogia aos casos de alienação fiduciária.

Conforme o relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, a regra reflete o tratamento dado aos imóveis com garantia hipotecária, no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, onde há maior proteção para os devedores em situação de vulnerabilidade. Segundo o ministro, não se pode estender esse entendimento aos contratos de alienação fiduciária porque o regime jurídico é diferente. No caso da hipoteca, o devedor hipotecário é o dono do bem e pode negociá-lo com terceiros de boa-fé. Já na alienação fiduciária, a propriedade fica com o credor até o pagamento integral do débito, impedindo que o devedor fiduciante seja considerado dono no momento da negociação.

Por fim, para o ministro, estender a aplicação da referida súmula à alienação fiduciária poderia prejudicar os próprios consumidores, pois a maior insegurança jurídica provocaria aumento nos juros ou outros custos ligados à concessão do crédito habitacional, dificultando o acesso ao financiamento imobiliário.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência