UOL | CADE vai determinar obrigações para plataformas com faturamento anual acima de R$ 5 bi no país

O CADE ganha novas atribuições para regular big techs com faturamento anual acima de R$ 5 bilhões no Brasil. O projeto de lei enviado à Câmara dos Deputados estabelece critérios para designar plataformas de relevância sistêmica em mercados digitais e determinar obrigações especiais. A regulação considerará fatores como número de usuários, poder de mercado, efeitos de rede e acesso a grandes volumes de dados.

Nossa sócia Joyce Honda, especialista em Concorrencial, comentou, em matéria publicada no Uol, sobre os impactos da nova regulação para as grandes plataformas tecnológicas. Destaca que a designação será feita “caso a caso” mediante processo administrativo no CADE, com estimativa de cinco a 10 plataformas que operam no Brasil sendo potencialmente afetadas pela nova legislação concorrencial.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133