NEOFEED | O xadrez dos dividendos: tributação vira de cabeça para baixo empresas e donos de grandes fortunas 

A partir de 2026, dividendos acima de R$ 50 mil mensais pagos a pessoas físicas passam a ter tributação de 10%, com alíquota mínima anual sobre rendimentos superiores a R$ 600 mil. A mudança impacta desde grandes companhias até profissionais liberais, exigindo revisão de portfólios e estruturas patrimoniais. 

Na visão do nosso associado Lucas Babo, de Tributário, uma alternativa para empresas sem caixa disponível é contrair empréstimos para distribuir dividendos ainda em 2025. Em matéria do NeoFeed, ele explica que há precedentes no Carf reconhecendo o pagamento ao sócio como atividade inerente à empresa, o que torna os juros dessa operação dedutíveis do lucro real. 

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133