Alteração no Decreto de Infrações e sanções ambientais

O Decreto nº 11.373/2023 alterou o Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.

O novo Decreto traz uma série de alterações relevantes, dentre as quais destacamos:

  1. O aumento da reversão dos valores arrecadados em multas de 20% e 50% para o Fundo Nacional do Meio Ambiente;

  2. A revogação das conciliações ambientais, instituídas pelo Decreto Federal nº 9.760/2019 e cujas audiências haviam sido retomadas após o fim da pandemia pelo coronavírus;

  3. A criação da Câmara Consultiva Nacional dentro de órgãos federais, que será responsável pelos procedimentos de implantação do Programa de Conversão de Multas Ambientais;

  4. E, por fim, a regularização da prática de utilização de imagens de satélite, pelos órgãos ambientais, em fiscalizações e autuações.

Para conferir o comparativo completo entres as normas, clique no documento abaixo:

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência