Folha de São Paulo | Herança digital: desafios e necessidade de regulamentação no Brasil

Herança digital representa um dos maiores desafios jurídicos contemporâneos no Brasil. A ausência de regulamentação específica gera insegurança na transmissão de ativos digitais, incluindo criptomoedas, NFTs, perfis monetizados e conteúdos em plataformas digitais. O PL 4/2025 busca definir patrimônio digital e estabelecer princípios para sua sucessão, enquanto o Judiciário utiliza fundamentos jurídicos diversos para resolver conflitos.

Nossos sócios Julia Pazos e Felipe Russomanno comentaram à Folha de São Paulo sobre os desafios da “ressurreição digital” e a necessidade de marcos legais claros. Os especialistas afirmam que a jurisprudência é escassa sobre direitos de personalidade pós-morte e recomendam que titulares de ativos digitais registem em vida sua vontade para proteger memória, privacidade e valor económico dos bens digitais.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133