Município de São Paulo regulamenta a atualização da Operação Urbana Consorciada Faria Lima e anuncia novo leilão de CEPACs

​Em 21 de março de 2025, foi publicado o Decreto Municipal de São Paulo n.º 64.112/2025, que revisa e atualiza a Operação Urbana Consorciada Faria Lima (“OUCFL”), definindo novas diretrizes para o licenciamento de edificações na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, com a atualização do cálculo da área adicional de construção e da quantidade necessária de Certificados de Potencial Adicional de Construção (“CEPACs”).

Adicionalmente, a SP Urbanismo, órgão municipal responsável pela gestão da OUCFL, já está estruturando um novo leilão de CEPACs, previsto para o primeiro semestre de 2025. A expectativa é arrecadar cerca de R$ 3 bilhões, dos quais aproximadamente R$ 2 bilhões serão prioritariamente destinados à reurbanização da comunidade de Paraisópolis e de outras vizinhas situadas na zona sul da capital paulista.

Entre as principais intervenções planejadas, destaca-se a construção do túnel boulevard Juscelino Kubitschek, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na região, a ampliação da hidrovia do Rio Pinheiros e a revitalização do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros.

Os recursos financeiros para esses investimentos serão provenientes da emissão dos CEPACs, que substituem a outorga onerosa e permitem a ampliação dos coeficientes construtivos dos lotes.

 

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência