Revogação do Decreto que permitia mineração artesanal inclusive em terras indígenas

O Decreto nº 11.369/2023 revogou por completo o Decreto nº 10.966/2022, que instituía o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala e a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala.

O antigo Decreto foi extremamente criticado à época de sua publicação por prever que os trabalhos da antiga Comissão Interministerial para o Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (COMAPE) e, consequentemente, a exploração da mineração artesanal, deveria ter por prioridade às áreas da Amazônia Legal – o que, na interpretação de alguns especialistas, poderia incentivar a ocorrência e mitigar a punição do garimpo ilegal na região, especialmente em terras indígenas.

O novo Decreto está alinhado com mudanças legislativas promovidas pelo novo governo que visam estabelecer uma maior proteção dos biomas brasileiros, especialmente o amazônico.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência