Superior Tribunal de Justiça confirma a natureza mercantil dos Stock Options Plans

​Dessa forma, o STJ confirma a posição no sentido de que eventual ganho auferido pelos participantes do plano estaria sujeito à tributação a título de ganho de capital somente quando da alienação do ativo.

A decisão é de grande relevância, principalmente por conferir maior segurança jurídica para as empresas que pretendem implementar planos de stock options, afastando o enquadramento como remuneração, até então, predominante na esfera administrativa.

Em que pese a decisão favorável aos contribuintes, é imprescindível que, quando do desenho e da implementação das diferentes modalidades de Planos de Incentivo de Longo Prazo (“ILP”), sejam levadas em consideração as particularidades de cada caso, mitigando os riscos de que as caraterísticas de determinado plano não estejam alinhadas com os termos da decisão.

Nesse sentido, a equipe de Tributário do Cescon Barrieu se coloca à disposição para discutir quaisquer questões relacionadas ao tema, auxiliando no endereçamento dessas questões via medida apropriada. 

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

O Cescon Barrieu alerta que todas as suas comunicações oficiais são realizadas exclusivamente por e-mails corporativos com o domínio @cesconbarrieu.com.br. Caso receba tentativas de contato em nome do escritório por WhatsApp ou via e-mail de um domínio diferente, seja para negociação, solicitação de informações ou envio de boletos, ignore a mensagem

Centro de Inteligência