Valor Econômico | A distribuição desproporcional de lucros e o ITCMD

Distribuição desproporcional de lucros pode ser enquadrada como doação para fins de ITCMD, conforme decisão do TJSP. O tribunal entendeu que distribuições sem justificativa negocial configuram transferência patrimonial por liberalidade, sujeitando-se à tributação. A decisão impacta especialmente holdings familiares e estruturas de planejamento patrimonial e sucessório, exigindo maior cuidado na fundamentação de operações societárias.

Camila Bacellar, sócia da área Tributária, e Fernando Xavier, sócio de Societário, analisam, no artigo publicado Valor Econômico, os riscos da ausência de razão negocial em distribuições desproporcionais. Nossos especialistas destacam que expertise técnica diferenciada, dedicação exclusiva à gestão, assunção de riscos operacionais superiores e utilização de marca própria são justificativas aceitas pelo Fisco para afastar a incidência do tributo, alertando que cada caso deve ser avaliado individualmente.

O artigo também contou com a coautoria do assistente jurídico Fernando Ferreira Júnior.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133