IA no Marketing: como estruturar diretrizes claras para um uso ético

Nas últimas semanas, uma das principais premiações da indústria criativa foi marcada por uma polêmica envolvendo o uso indevido de Inteligência Artificial (IA). A organização responsável decidiu desclassificar três agências (incluindo a vencedora), após constatar que as campanhas apresentadas utilizaram IA generativa para manipular imagens e vídeos, sem a devida transparência. 

O episódio teve grande repercussão e acendeu um alerta sobre a urgência de empresas e agências de publicidade estruturarem diretrizes claras para o uso ético e responsável de tecnologias baseadas em IA. Isso inclui políticas de transparência, mecanismos de prestação de contas, capacitação das equipes sobre práticas éticas e processos internos de validação dos materiais produzidos com apoio tecnológico. 

Mais do que uma exigência técnica, trata-se de zelar pela integridade criativa, bem como pela confiança do público e do mercado no conteúdo divulgado. 

Nosso time de Tecnologia e Inovação preparou um material especial sobre o uso de IA no marketing, com orientações práticas sobre governança e boas práticas. 

Leia o material na íntegra: 

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Helena Pawlow
(+55) 11 97310-8569
Anderson Guerreiro
(+55) 51 99539-1212
Marília Paiotti
(+55) 11 99617-2133