Nas últimas semanas, uma das principais premiações da indústria criativa foi marcada por uma polêmica envolvendo o uso indevido de Inteligência Artificial (IA). A organização responsável decidiu desclassificar três agências (incluindo a vencedora), após constatar que as campanhas apresentadas utilizaram IA generativa para manipular imagens e vídeos, sem a devida transparência.
O episódio teve grande repercussão e acendeu um alerta sobre a urgência de empresas e agências de publicidade estruturarem diretrizes claras para o uso ético e responsável de tecnologias baseadas em IA. Isso inclui políticas de transparência, mecanismos de prestação de contas, capacitação das equipes sobre práticas éticas e processos internos de validação dos materiais produzidos com apoio tecnológico.
Mais do que uma exigência técnica, trata-se de zelar pela integridade criativa, bem como pela confiança do público e do mercado no conteúdo divulgado.
Nosso time de Tecnologia e Inovação preparou um material especial sobre o uso de IA no marketing, com orientações práticas sobre governança e boas práticas.
Leia o material na íntegra: