Planos Setoriais para a Adaptação às Mudanças do Clima no setor do agronegócio

Em linhas gerais, todos os Planos visam estabelecer metas de redução e desenvolver projetos para controlar as emissões de gases de efeito estudo – GEE na agropecuária, aumentando a eficiência e resiliência dos sistemas produtivos.

No Estado de São Paulo, o Decreto nº 67 de 1º de maio de 2023, estabeleceu que deverá ser criado o Plano Estadual para Adaptação à  Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, o qual deverá conter:

1. Caracterização da produção agrícola no Estado, identificando os aspectos de vulnerabilidade frente às mudanças climáticas;

2. Estabelecer medidas e ações para ampliar a adoção de sistemas, práticas, produtos e processos que reduzam a emissão de GEE, bem como para diminuir as vulnerabilidades indicadas, prevendo metas prazos e indicadores.

Além disso, a referida normativa cria o Grupo Gestor Estadual – GGE do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima no Setor Agropecuário, o qual elaborará o referido plano, bem como integrará as ações, programas, projetos e linhas de financiamento que tenham objetivos convergentes ao Plano.

Já a Resolução SEAPAN nº 11 de 4 de maio de 2023 (Estado de Minas Gerais) e a Resolução SEAPI N° 001/2023 (Rio Grande do Sul), determinaram os seguintes compromissos até 2030:

 Tabela Planos Setoriais para a Adaptação.png

A elaboração dos referidos Planos em Estados chaves para a agricultura demonstram que o setor estará em foco nas questões sobre redução de emissão de GEE, devendo ser promovidos financiamentos governamentais para ser possível alcançar referidas metas.

Ficamos à disposição para discutir mais sobre o assunto e seus possíveis impactos no setor.

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Compartilhe este post
Receba conteúdos de especialistas do nosso Centro de Inteligência

Leia também

Receba conteúdos de especialistas
do nosso Centro de Inteligência

Contato
Marilia
(+55) 11 99617 2133
Anderson
(+55) 51 99539 1212
Centro de Inteligência